Sobre o autor

Leonardo dos Santos

Estudante de mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo. Anteriormente: Universidade Federal de Itajubá (Unifei, Minas Gerais), Rijksuniversiteit Groningen (RuG, University of Groningen, Países Baixos)

Contato: leonardoags AT usp.br

Estou me especializando em Astrofísica, com foco em observação e estudo de estrelas e planetas (anteriormente: evolução estelar, formação de estrelas massivas). Mas também tenho vários outros interesses, entre eles, evolução de estrelas de alta massa e sistemas binários, estrelas variáveis, teorias de formação de planetas, minor planets, Near Earth Objects e populações estelares da Galáxia.

Minha trajetória (cujo caminho não foi nada linear) na Astronomia começou quando eu ainda era apenas um moleque curioso e esquisito que gostava de ficar lendo enciclopédias e admirando as impressões artísticas de estrelas gigantes azuis, buracos negros e cortes de planetas (aqueles que mostram as camadas mais internas). Estrelas sempre foram os objetos que mais me fascinavam: eu queria saber como funcionavam, de onde surgiram, como eram suas formas, tamanhos, cores… Eu também gostava de ocupar meu tempo livre imaginando como seria viver em um planeta gasoso como Júpiter ou Saturno, coisa que até hoje ainda não saiu da minha cabeça. Atualmente estou tentando adicionar uma pequena contribuição para o amplo conhecimento que já temos sobre esses assuntos.

3 Respostas para “Sobre o autor

  1. Leonardo, parabens por este blog, a iniciativa è muito niversonobre, somente agora o encontrei. Voce ainda pretende ajudar os leigos como eu a entender um pouco do universo? sdç Paulo Roberto Rodrigues – Campinas SP

    • Oi Paulo, obrigado pelas palavras de apoio. Infelizmente eu não estou mais ativo nesse blog, pois estou atualmente envolvido em vários projetos que tomam todo meu tempo (2 projetos de pesquisa, desenvolvimento de software para astronomia, e um blog americano sobre pesquisa em astronomia). Eu posso, no entanto, te indicar para outras ótimas fontes de informações sobre astronomia: acredito que o canal Space Today no YouTube faz um trabalho bem mais competente do que eu fazia nesse blog aqui. Boa sorte!

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s