Novo capítulo e algumas despedidas

Está vivo! Meu primeiro website está vivo! Eu estive cozinhando essa ideia por muitos meses. Até então, eu tinha páginas separadas (em serviços gratuitos) onde eu costumava postar minhas coisas, mas agora é hora de convergir tudo em apenas um espaço. Meu próprio espaço interestelar. Estou me referindo à minha página pessoal leosantos.org (mais informações no próximo post). Esse momento é ainda mais crucial para mim, porque também está na hora de começar um novo capítulo em minha vida. Caso você não saiba, eu estive fazendo um intercâmbio nos últimos 12 meses, e o dia de voltar para o Brasil está quase aqui. Lá, eu vou continuar meus estudos e começar novos projetos. Permita-me falar sobre eles.

Na semana passada, eu apresentei um talk no Kapteyn Astronomical Institute, and este foi o ato final. Acabou. Eu achei que estaria feliz e aliviado ao terminar meus estudos na University of Groningen, mas ao invés disso, depois do meu talk, na verdade eu me senti um pouco triste e vazio. Acabou. Neste momento, estou extremamente ansioso pra voltar pro Brasil, ver minha família, meus amigos e meus animais de estimação, andar na minha bicicleta, jogar no meu PS3, programar no meu desktop. Mas ao mesmo tempo, me sinto entristecido pelo pensamento de ter que deixar a Holanda.

Minha vida mudou muito desde que vim para Groningen. Aprendi a ter uma rotina mais saudável, a controlar meus gastos, como trabalhar na academia, como operar um telescópio gigante, muitos novos truques em Python, melhorei o meu inglês falado (agora o jeito que eu falo é um acidente de trem entre os sotaques sul, norte-americano e europeu), descobri um novo hobby (fotografia), vi neve e aurora boreal pela primeira vez, entre várias outras coisas que não consigo lembrar no momento. No entanto, meu dia ainda continuou tendo 24 horas, então não tive muito avanço no meu antigo website, no blog e em meus side-projects. E é doloroso ver todos esses projetos neste estado abandonado.

Eu não sei como as coisas vão ser no futuro. O que eu tenho em mente nesse momento é o projeto que meu orientador me propôs, que é relacionado a astrofísica computacional. E eu estou bastante animado com ele. Eu adoro programar, e acredito que misturar isso com o estudo do universo pode ser minha maior “vocação”. Então, em breve vou começar a estudar Fortran (ou talvez C).

Se tudo isso der certo, vou ter 3 grandes projetos em minhas mãos (minha pesquisa anterior, a nova, e meu novo website). E também preciso me dedicar aos estudos (porque, você sabe, eu tenho que graduar algum dia). Além disso, eu tenho hobbies que preciso praticar rotineiramente: videogames, fotografia e corrida. O problema é, de novo, que meu dia tem apenas 24 horas. Será que vou conseguir dar conta de tudo isso?

De qualquer maneira, este grande capítulo de intensas descobertas e exploração que eu tenho escrito aqui na Holanda está para ser finalizado. Eu vou ser eternamente grato à hospitalidade da University of Groningen e do Kapteyn Astronomical Institute. Os holandeses são pessoas muito diferentes dos brasileiros, mas mesmo assim, eu acho que eu e eles compartilhamos algumas peculiaridades. Exceto pelos raros momentos que a língua se tornava uma barreira, não houve nenhum dia em que eu não sentisse que eu faço parte deste lugar. Por 365 dias, Groningen foi meu lar, e eu não tenho nenhum arrependimento. Obrigado a todos que tornaram este intercâmbio uma realidade.

DSC_0009_2

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

