Primeiras impressões de Cosmos: A Spacetime Odyssey

Antes de mais nada, situemo-nos no meu contexto: em meados de 2012, quando eu ensaiava meus primeiros passos em astrofísica, eu recebi a recomendação de um seriado/documentário antigo, da década de 80, que abordava astronomia e cosmologia de uma maneira jamais vista na televisão. Eu costumo dizer que pela minha veia cinéfila corre um sangue mais ávido por documentários do que a ficção (uma desculpa para livrar minha consciência do peso de nunca ter assistido alguns clássicos do cinema), e não poderia deixar esse passar em vão. No entanto, a ideia de este possuir 13 episódios de quase 1 hora de duração, cada um, não me agradava muito: eu tenho um intervalo de atenção de uma criança de 5 anos, então qualquer mídia com mais de 45 minutos corre sério risco de ser ignorada caso falhe em prender a minha atenção.

Não farei mutio rodeio: a série em questão era nada mais, nada menos, que Cosmos: A Personal Voyage, criada e apresentada pelo lendário Carl Sagan, venerada por toda a comunidade astronômica, e provavelmente responsável pela inspiração de muitos grandes cientistas contemporâneos. Na verdade, eu não sei como consegui ficar completamente alheio da existência de Cosmos por tantos anos. Eu poderia culpar a alienação induzida pela mídia brasileira, ou a minha falta de interesse no assunto durante a adolescência, mas não, vou simplesmente supor que foi, nas palavras de Bob Ross, um acidente feliz.

Eu serei completamente honesto: o primeiro episódio de Cosmos, o seriado original, não passou no meu teste do intervalo de atenção. Não sei exatamente como explicar, mas acho que a sede de astronomia de um tolo iniciante como eu acabou cegando a minha capacidade de apreciação. Cosmos não era um documentário, muito menos um filme de ficção. Era uma poesia, uma obra de arte. Com o tempo, acabei deixando um pouco de lado essa fome bárbara por informação ruminada, e dei uma nova chance ao seriado. Com novos olhos, sentei na janela e simplesmente apreciei a viagem. Uma viagem pessoal, na nave da imaginação, sob os comandos de Carl Sagan.

Para a minha surpresa, alguns meses depois de eu ter tido aquela velha sensação agridoce de quando você assiste o último episódio de seu seriado favorito, eu receberia a notícia de que Cosmos seria atualizado, em uma nova versão comandada por um semi-pupilo de Sagan: Neil deGrasse Tyson, um dos maiores e mais respeitados comunicadores da ciência na atualidade (ao lado de nomes como Richard Dawkins e Stephen Hawking – pelo menos na minha cabeça viesada). Para o bem ou para o mal, a obra de arte estaria prestes a receber uma reforma pelas mãos que não as do autor original. Será que esta revisão representa de forma fiel o legado de Carl Sagan? Eu assisti o primeiro episódio de Cosmos: a Spacetime Odyssey e vou contar aqui minhas primeiras impressões.

O início do seriado remete fielmente às cenas iniciais do original, tudo está lá: as escarpas, o oceano, o dente de leão, o céu azul, e até mesmo uma breve aparição de Carl em uma composição 4:3, o padrão até alguns anos atrás. Mas as festividades nostálgicas se limitam a esta e apenas mais algumas passagens marcantes, como o calendário cósmico, que, desta vez, foi totalmente renderizado digitalmente e não necessitou de dinossauros de papelão. Segundo Ann Druyan, viúva de Sagan e uma das cabeças por trás de ambas versões de Cosmos, ele certamente apreciaria esta revisão do calendário cósmico.

As artes gráficas, que na versão original se limitavam a desenhos estáticos e astrofotos em baixa resolução (para os padrōes atuais) foram substituídas por animações tridimensionais com qualidade hollywoodiana. Apesar de ser aprazível aos olhos, alguém há de questionar a falta de espaço para o voo da imaginação do espectador, mas eu acredito que, mesmo com algumas lacunas preenchidas pela arte alheia, a mente criativa sempre encontrará um caminho livre para penetrar a mundos ainda mais ricos e extraterrenos.

Por outro lado, a narração foi provavelmente a maior mudança do seriado. Se antes as palavras de Sagan soavam como um recital da poesia do universo, um convite à exploração lenta e contemplativa de dentro para fora, o estilo mais extrovertido e interpessoal de Neil soa como uma narrativa mais dinâmica de J. R. R. Tolkien, um retrato da batalha cósmica iniciada há quase 14 bilhões de anos. A trilha sonora serve bem a esta nova direção, e ajuda a compor o tom de conto épico. Eu particularmente prefiro o estilo mais pessoal de Carl, mas o mundo mudou, e talvez esta tenha sido a melhor decisão a ser tomada dados os objetivos de Ann Druyan, que agora carrega o bastão, e certamente é a que mais combina com Tyson (ouça o podcast Star Talk, comandado pelo mesmo). Esta mudança é refletida até mesmo no título da série, que agora é coerentemente chamada de uma odisseia no espaço-tempo.

Apesar do novo estilo, houve um momento neste primeiro episódio que certamente há de afogar em prantos os mais sensíveis. Eu tenho que admitir que fiquei bastante emocionado ao ver o depoimento extremamente intimista de Neil sobre sua experiência pessoal com Sagan, e talvez o que impediu meus olhos de exsudarem lágrimas foi o fato de eu já conhecer a história.

Eu ainda poderia mencionar outros pontos interessantes sobre esse reboot de Cosmos, mas temo que possa estragar a surpresa e fascinação de quem ainda não teve a oportunidade de aproveitar essa maravilhosa viagem. Caso você nunca tenha visto Cosmos, o que está esperando? Para já de ler este artigo e o assista! A versão original (A Personal Voyage) está disponível gratuitamente na internet, e o reboot (A Spacetime Odyssey) estará também em breve, segundo a produção do programa; mas certamente, versões não oficiais já caíram na rede, e eu duvido muito que os idealizadores do programa iriam retaliar o seu interesse, então não há desculpas.

Fiquem tranquilos, passageiros, o legado de Carl Sagan está em ótimas mãos. Todos a bordo!

Atualização (22/03/2014): em uma entrevista recente, Neil Tyson afirmou que essa nova edição de Cosmos não é exatamente um reboot, mas sim uma continuação.

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

