Coluna pessoal, ed. 3: mudanças

Eu estive ausente do blog (e também do Twitter) por um bom tempo. Eu não sei dizer um motivo convincente para eu ter feito isso, mas acabei tirando férias bem longas da internet, pelo menos na produção de conteúdo. E nesse tempo, acabei percebendo que escrever aqui não é mais tão divertido quanto antes. Acredito que quando uma atividade que você pratica deixa de ser prazerosa e passa a ser uma pesada obrigação, isso significa que talvez seja hora de mudar. E é isso que eu pretendo fazer.

Eu sempre pensei em escrever um blog mais pessoal, mas minhas tentativas anteriores não foram muito produtivas. Por outro lado, a produção deste tipo de conteúdo mais informativo é interessante e me proporcionou muito aprendizado, mas o fato de ela ser não-profissional é um ponto crítico para eu não estar mais tão animado quanto antes. Portanto, eu me sinto obrigado a esclarecer que estou pausando a produção de textos neste blog por tempo indefinido. Talvez eu volte a escrever frequentemente algum dia, seja aqui ou em outro veículo, mas quer fazer isso somente quando eu sentir que posso produzir um conteúdo melhor, mais profissional.

Pretendo fazer algo similar ao isolamento nas montanhas, praticado por monges tibetanos, com o objetivo de aprender muito mais e evoluir. Ao invés de pulverizar os meus esforços, vou me concentrar naquilo que eu pretendo fazer profissionalmente, e absorver a maior quantidade de conhecimento que puder. E claro, também produzir conhecimento. Falando nisso, comecei a escrever meu primeiro artigo científico! Pretendo publicá-lo ainda neste ano, assim que eu obtiver bons resultados.

Apesar da pausa, eu não vou simplesmente excluir tudo o que escrevi aqui, até porque eu imagino que seja uma boa fonte de informação para curiosos, por isso vou deixar todos os textos disponíveis para leitura. Além disso, é possível que eu escreva um ou outro post esporadicamente, provavelmente de caráter mais pessoal, assim como esta coluna.

Estarei sempre disponível para contato, seja por e-mail ou Twitter (veja Sobre o autor).

E para finalizar, deixo aqui uma astrofoto que eu tirei no telescópio Takahashi TOA-150 mm, do iTelescope.net (10 minutos de exposição). É a Nebulosa do Caranguejo, o resto da supernova que ocorreu no ano 1054, na constelação de Touro.

M1_tweaked

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

