Cometa C/2012 K5 LINEAR

Cometa C/2012 K5 LINEAR no dia 31 dez. 2012, com uma exposição total de incríveis 78 minutos. Crédito: Gerald Rhemann

Cometa C/2012 K5 LINEAR no dia 31 dez. 2012, com uma exposição total de incríveis 78 minutos (clique para ampliar). Crédito: Gerald Rhemann

E o primeiro cometa “humanamente visível” (leia-se detectável sem precisar de uma caríssima câmera CCD) de 2013 dá as caras no hemisfério sul (na verdade ele já apareceu há alguns dias). Se você quiser observar este cometa LINEAR, vai precisar de binóculos muito bons ou um telescópio em local com céu bem escuro. É claro, a imagem no começo do tópico foi obtida com um telescópio e CCD de ponta, além de terem sido operados por um astrofotógrafo com décadas de experiência. O uso da imagem foi amigavelmente permitida por Gerald Rhemann (link para seu site).

Eu não sei se vou conseguir observar este cometa, primeiramente porque aqui o céu está fechado toda noite (já que estamos nesse tempo chuvoso), e segundamente porque a poluição luminosa aqui é significante: acredito que o máximo que consegui observar no meu telescópio foram objetos de magnitude ~8, mas ainda não tenho certeza sobre esse valor; eu preciso fazer testes em noites com boas condições de seeing e com a visão bem adaptada.

De qualquer modo, as cartas celestes e o Stellarium indicam que o C/2012 K5 LINEAR se encontra por volta da magnitude 10~11, mas segundo informações de astrônomos amadores por aí, a real magnitude do objeto é por volta de 9 (cometas costumam apresentar comportamentos meio imprevisíveis). Hoje (04/01) ele se encontra entre as constelações de Cocheiro e Touro (horizonte norte, mas suficientemente alto para observar em locais com montanhas).

Eu recomendo que você utilize o Stellarium para adquirir as coordenadas do cometa K5 LINEAR (basta procurar por “C/2012 K5” na caixa de buscas, mas é necessário adicionar o objeto na lista do programa – por enquanto, consulte esta página em inglês, em breve eu postarei um tópico com mais detalhes sobre o uso do Stellarium), mas também pode-se usar a seguinte carta celeste (os círculos indicam o campo de visão de binóculos 10×50):

Trajetória do cometa C/2012 K5 LINEAR entre janeiro e fevereiro de 2013. Clique para ampliar.

Localização do cometa C/2012 K5 LINEAR no dia 04 jan. 2013, às 20h32, em latitude ~22° S

Localização do cometa C/2012 K5 LINEAR no dia 04 jan. 2013, às 20h32, em latitude ~22° S

Informações obtidas na página Astroblog, por Ian Musgrave.

Anúncios

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s