Astrologia, Ofiúco, fim do mundo… Sério mesmo?

Constelação de Ofiúco no céu. Crédito: Stellarium

Constelação de Ofiúco no céu. Crédito: Stellarium

Eu fico muito preocupado quando eu vejo meios de comunicação influentes como jornais, noticiários de TV e documentários divulgando e até mesmo dando suporte às superstições em torno da Astrologia e desse negócio de fim do mundo. Sério mesmo, por quê? Eu duvido piamente de que os “cabeças” do The History Channel acreditem nessas baboseiras, mas eles insistem em transmitir um documentário sobre “Nostradamus 2012”. Enquanto isso, tem gente por aí vendendo kits de prevenção cataclísmica e outros construindo bases subterrâneas.

A cada hora os crédulos tentam associar esse evento com alguma coisa relacionada aos céus. Às vezes é um asteroide, outras é um pico de atividade no Sol ou no centro da Terra (causando terremotos),  depois inventam alguma besteira relacionada à posição dos astros, alinhamento de planetas…

É até engraçado ver um vídeo como esse a seguir. Ele apresenta duas cenas de “noticiários” (tipo aqueles programas sensacionalistas que passam de manhã na TV) em que os âncoras ficam espantados ao saberem que o Zodíaco agora tem 13 signos! Segundo um deles, isso teria ocorrido por causa de influência gravitacional da Lua na Terra, que acabou modificando o posicionamento dos astros no céu. Mais legal ainda é ver o autor do vídeo dissertar sobre o significado satanista do signo de Ofiúco.

 

Uma coisa no vídeo é verdade: realmente existe uma constelação chamada Ofiúco, que fica entre as constelações de Escorpião e Sagitário. Também conhecida como Serpentário (que é um nome que eu, pessoalmente, acho mais agradável, e mais bad-ass), esta constelação aparentemente foi negligenciada todos esses séculos pela Astrologia.

Há muitos anos atrás, a Astronomia e a Astrologia eram uma só, não havia diferença alguma. No entanto, essa situação mudou quando nasceu o chamado Método Científico. Aqui está uma pequena tabela que eu criei para ilustrar as diferenças entre Astronomia e Astrologia:

Astronomia

Astrologia

Baseada em

Observações

Especulação

Relaciona

Fatos

Coincidências

Apoiada por

Teorias

Reprodutibilidade

Qualquer lugar do Universo

Depende da sua sorte

Quem pode fazer

Qualquer um

Somente astrólogos

Objetivo

Desvendar o Universo

Seu dinheiro

Gera

Tecnologia e conhecimento

Emoções

Heróis

Newton, Galileu, Sagan, Hubble, Kepler, Hawking, Copérnico etc.

… Walter Mercado?

Eu não quero dizer que Astronomia é melhor do que Astrologia, quem decide isso é você, afinal é uma opinião pessoal (subjetiva). A questão objetiva está na credibilidade. Que crédito você daria a um “estudo” que simplesmente negou a existência do décimo terceiro signo por tanto tempo?

Na semana passada, eu li nesse site aqui sobre alguns astrólogos que escreveram “artigos” “””””””””””””””científicos””””””””””””””” sobre possíveis mecanismos da Astrologia. Eu, curioso, fui dar uma conferida num desses textos. Se não me engano, o autor observou um grupo de jogadores e tentou estabelecer uma relação entre os astros e o bom desempenho da equipe. Não preciso dizer que ele, obviamente, conseguiu enxergar uma relação qualquer, afinal quem quer ver uma nuvem em forma de porco, mais cedo ou mais tarde, consegue vê-la. A problema é que o autor não soube explicar a causa ou o mecanismo dessa relação.

Um defensor da Astrologia poderia argumentar sobre várias descobertas da humanidade, por exemplo, o compasso, em que nós não sabíamos o mecanismo do seu funcionamento, no entanto ele funcionava. Eu não sei exatamente quanto tempo depois dessa descoberta nós conseguimos explicar o magnetismo, mas a Astrologia está levando alguns bons milênios pra conseguir explicar como ela mesma funciona, não? (se é que está tentando)

E a mesma coisa acontece com essas teorias sobre o fim do mundo: os caras simplesmente fazem previsões, mas não sabem explicar como ou porquê. Outra estratégia muito usada por astrólogos e místicos para tentar dar credibilidade às suas previsões é jogar um monte de informação em cima de você, a fim de convencê-lo através da quantidade ou mesmo pelo cansaço. Essa é uma jogada muito praticada por vendedores.

A verdade é que é muito fácil você fazer previsões infundadas e ganhar dinheiro e poder com elas. Você não precisa aprender cálculo, equações diferenciais, física, métodos matemáticos avançados e muito menos precisa frequentar aulas chatas. É por isso que até hoje essas superstições ainda persistem. É fácil você convencer alguém de que o posicionamento de Marte no céu vai lhe trazer boa sorte, mas vai tentar explicar pra ele como funciona a órbita do planeta através da gravitação. Provavelmente você vai ser xingado de nerd e ele vai reclamar por você ter roubado seu precioso tempo.

Bom, no próximo dia 21 (ou seja lá qual for a data do fim do mundo), eu estarei brindando e saudando a vida e tudo o que o mundo universo tem a oferecer para nós. Sigam-me os bons!

Anúncios

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s