Aniversário de 78 anos de Carl Sagan

Hoje, dia 9 de novembro de 2012, o astrofísico norte-americano Carl Edward Sagan faria 78 anos, se ainda estivesse vivo. Por isso, esta é uma data muito especial, conhecida como “Carl Sagan’s Day”, como uma forma de homenagem a um dos cientistas mais importantes do último século.

Sagan não criou uma teoria revolucionária como Einstein ou descobriu luas orbitando planetas como Galileu; mas as suas maiores contribuições para a humanidade se baseiam no seu talento em descrever o universo e despertar a nossa imaginação com a mesma maestria que um artista.

Escreveu muitos livros (dos quais vários foram traduzidos para português), mas sua obra mais famosa é, provavelmente, uma série chamada Cosmos, que contém 13 episódios de 1 hora cada um, no qual ele fala sobre o Sistema Solar, viagens pelo espaço e tempo, história da ciência e até mesmo vida extraterrestre. Esta foi (e ainda é) uma das maiores inspirações para que qualquer pessoa interessada no assunto mergulhe de cabeça na investigação do Universo.

 

Sua maior paixão era a exploração de outros mundos. Desde criança, frequentava uma biblioteca no Brooklin (Nova Iorque) onde procurava mais conhecimentos sobre as estrelas, aqueles objetos curiosos que populavam o céu noturno. Depois de um tempo, Sagan refletiu “Havia uma magnificência naquilo, um esplendor, uma grandiosidade que nunca me deixou. Jamais me deixou.”

Já na maturidade, o astrofísico refletia sobre a própria vida na Terra, nas suas possibilidades, nos caminhos que seguimos até aqui e para onde iríamos daqui pra frente. Ele foi tão importante para a construção da ciência nas últimas décadas, que se tornou um o principal conselheiro da NASA para a exploração do Sistema Solar.

Desenho que Carl Sagan fez aos 5 anos de idade

Tolos se perguntam “qual é o sentido da vida?”. Carl Sagan se perguntava “o quão comum é o que nós chamamos de vida?”. Eu penso que nós, cientistas, temos que emular o comportamento de Sagan, e saber fazer as perguntas certas, afinal, as respostas já estão todas aí, no Universo.

Carl Edward Sagan faleceu em 1996, após uma batalha travada contra um raro câncer de medula óssea. Mas seu legado vai continuar vivo por muitos bilhões e bilhões de eons.

It’s a darker cosmos without you, but we still walk with the candle you lit for us.” Phil Plait

Anúncios

3 Respostas para “Aniversário de 78 anos de Carl Sagan

  1. Muito interessante. Sem falar que o Sagan era um excelente comunicador que soube apresentar astronomia com muita elegância para as massas. Assistir a série Cosmos é investir 13 horas em pura agregação de conhecimento e, por que não, nostalgia? Afinal, todo o arsenal de livros e informações que nos sujeitamos hoje é fruto do trabalho árduo de diversos cientistas que sacrificaram seu tempo e esforço, muitos guiados por pura curiosidade.

    Aquela aulinha de ciência da 6ª série, que veio toda prontinha nos livros didáticos, foi arquitetada por séculos de estudos e registros. Na própria série Cosmos, que não deixa de ter cunho histórico, isso fica bem evidente. Enfim, belo post.

    • Pois é, muita gente acha que todo o conhecimento e a tecnologia que temos hoje simplesmente “caiu do céu”, não se dão conta de quem deu o sangue para nós termos iPhones, internet, redes de energia e outras comodidades da vida moderna.

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s