Coluna pessoal: ed. 1

Mecânica, fundamentos de física, evolução estelar…

Olá, caros visitantes! O blog esteve parado por umas duas semanas, eu acho. Me desculpem! Neste tempo até descobriram um planeta no sistema estelar mais próximo, em Alfa Centauri, mais especificamente na estrela α Cen B, e infelizmente eu não pude noticiá-lo.

Acontece que ultimamente eu estive bastante ocupado com minha pesquisa, provas e trabalhos da universidade, e também praticando excessivamente alguns outros hobbies (cof cof videogames cof cof). Mas o legal é que o movimento de visitas aqui no blog quase dobrou, algo bastante inesperado…

Neste exato momento estou interrompendo uma sessão de estudos de mecânica clássica para escrever este post. Aliás, eu descobri que gosto bastante de mecânica, uma disciplina que eu detestava quando eu fazia engenharia!

Também descobri que já esqueci de bastante coisa de cálculo e equações diferenciais, então vou ter que fazer uma boa revisão, do contrário o meu aprendizado será deficiente.

Com relação a minha pesquisa, ela teve uma grande evolução repentina, mas neste momento está meio estagnada. Provavelmente eu vou ter que dar uma boa estudada em evolução estelar, mais especificamente em fase AGB e flashes de hélio.

E falando em pesquisa, eu ganhei uma bolsa do INCT-A (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica) da USP. Como eu costumo dizer: isso é um pequeno passo para a humanidade, mas um grande salto para um homem!

Nesta semana eu marquei um teste de proficiência em inglês, o famoso TOEFL, para eu tentar conseguir um intercâmbio para os Estados Unidos em 2013 ou 2014. Felizmente eu não precisei pagar um tostão dos salgadíssimos 210 dólares que custam este teste, pois ganhei uma bolsa para fazê-lo. How cool is that?

Nesses últimos dias eu também descobri que dá para montar um radiotelescópio de fundo de quintal usando uma daquelas antenas de TV por assinatura. Coincidentemente eu tenho uma sobrando aqui em casa, desde que eu cancelei a SKY (sim, eu consegui essa façanha!), então montar um pequeno radiotelescópio é, definitivamente, algo que eu vou tentar em um futuro próximo, e eu vou postar o desenvolvimento deste projeto aqui no blog.

Bom, vou ficando por aqui, pois tenho que voltar a mecânica… aquela que Newton, Galileu e outros caras “pouco importantes” estudaram incansavelmente há séculos atrás. Eu tenho que estar sobre o ombro de gigantes se eu quiser enxergar mais longe!

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

