Astrofotos da semana (25 a 31/08/2012)

Sombra de Saturno sobre seus aneis. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

A sonda Cassini, que orbita o planeta Saturno, não cansa de nos surpreender, com fotos cada vez mais intrigantes. Esta imagem mostra como é a “noite” nos aneis do planeta. Quando observou o planeta pela primeira vez,  Galileu Galilei achou que tinha descoberto um sistema “triplo” de planetas, pois o seu equipamento não possuía resolução suficiente para enxergar Saturno e seus aneis em maiores detalhes, formando 3 pontos brilhantes, que ele acabou interpretando como 3 planetas.

Foto do Monte Sharp, em Marte, tirada pela Mars Rover Curiosity. Crédito: NASA/JPL-Caltech

Esta incrível imagem do Mount Sharp foi obtida por uma das câmeras mais poderosas da Mars Rover Curiosity, que foi acionada recentemente. Com uma qualidade destas, deve ter levado um bom tempo para fazer o download de Marte até a Terra! Mas… parece com uma paisagem da Terra, não? De fato, os processos geológicos que ocorreram no planeta vermelho são semelhantes aos do planeta azul, e por isso as paisagens são semelhantes. Aliás, se na Terra não houvesse água (ou vida), a visão externa seria bastante semelhante a Marte: uma bola de rocha vermelha. As camadas no solo marciano aparentemente foram formadas por processos de sedimentação em cursos d’água, uma evidência para a presença de água líquida no planeta em tempos remotos.

Nebulosa da Cabeça de Cavalo, na constelação de Órion. Crédito: Velimir Popov

Esta imagem apareceu no AAPOD (Amateur Astronomy Picture of the Day) e simplesmente me deixou de queixo caído! Eu nunca tinha visto uma foto tão bonita da Nebulosa da Cabeça de Cavalo! Aliás, esta imagem de amplo campo de visão mostra muitos mais objetos diferentes: à esquerda está a Nebulosa da Chama, abaixo do Cavalo fica o objeto Messier 78, além de uma boa parte do grande complexo nebuloso de Órion. A Cabeça de Cavalo em si é uma nebulosa escura contendo poeira e material em alta densidade, bloqueando a radiação de fundo. É um local de intensa formação estelar.

Via Láctea sobre cadeia montanhosa no México. Crédito: Stéphane Guisard

Mais uma bela imagem da nossa galáxia do céu, formando um arco no horizonte sobre a Serra de San Pedro Mártir, no México. Pode-se notar cúpulas de telescópios nas montanhas, então este deve ser um ótimo local para observação; não é à toa que conseguiram uma foto tão boa! As luzes amarelas são poluição luminosa das cidades vizinhas, enquanto que a luz esverdeada é natural da atmosfera da Terra, principalmente em locais bem escuros e em épocas de intensa atividade solar.

Lua fotografada em 1969. Crédito: NASA

Esta não é apenas mais uma foto da Lua: é a fotografia tirada pelos astronautas durante a viagem de volta da Apollo 11 para a Terra, a missão tripulada por Neil Armstrong & cia. A NASA re-divulgou a foto como lembrança da morte do astronauta mais famoso da história.

Cruzeiro do Sul e Nebulosa do Saco de Carvão. Crédito: Alejandro Antognoni

Outra imagem do AAPOD que também me chamou muito a atenção. É legal perceber como o céu tem muito mais coisas do que nossos olhos conseguem enxergar: quem diria que a constelação do Cruzeiro do Sul, que faz parte do nosso cotidiano aqui no nosso hemisfério, esconderia tanta coisa? Por estar sobre a faixa da Via Láctea, essa região do céu é extremamente rica em objetos e nebulosas, e esta imagem mostra o Saco de Carvão, uma nuvem escura que pode ser vista a olho nu em locais sem poluição luminosa.

Anúncios

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s