Primeira observação dedicada a meteoros

Radiante da chuva de meteoros Delta Aquariids no hemisfério sul. Crédito: Meteor Showers Online

Na madrugada de 28~29/07 estava previsto o pico da chuva de meteoros Delta Aquarídeos (Aquariids/Aquarids). Como eu não tinha nada de importante pra fazer, e o frio de congelar ossos havia dado uma trégua (acredito que a temperatura estava por volta de 15 °C), resolvi fazer uma sessão dedicada a observação desses meteoros.

A primeira coisa que fiz foi procurar o local no céu onde ocorre a radiante: fica mais ou menos entre as constelações de Aquário e Capricórnio; depois procurei saber qual seria o melhor horário para observação: entre a meia noite e 4 da manhã.

A noite definitivamente não estava com as melhores condições de observação: brilho da Lua, poluição luminosa significativa, e uma fina camada de nuvens. Mas mantive as esperanças, e assim, às 23:50, peguei um tapete, estendi no chão, deitei, me cobri e comecei a sessão de observação.

No começo, as únicas estrelas que eu conseguia enxergar no céu eram Altair, Fomalhaut e a constelação do Grou. Mais nada. Comecei a ficar meio frustrado, porque não conseguia nem mesmo saber onde estava Aquário ou Capricórnio. Sabendo que estas ficavam entre Altair e Fomalhaut, foi lá que fixei minha visão. Aos poucos, comecei a enxergar algumas estrelas, e consegui identificar Alfa e Delta Capricorni (é fácil, porque elas ficam em duplas visualmente próximas com Beta e Gamma, respectivamente). Depois de uns 15 minutos lá deitado, eu já conseguia enxergar estrelas na magnitude 4~5; eram tantas, que eu nem consegui identificar a constelação de Aquário, mas eu sabia mais ou menos onde estava.

Em um certo momento, a minha cachorra chegou perto de mim, e deve ter estranhado eu estar lá naquele frio, deitado no chão olhando pra cima. Foi neste momento que vi o primeiro meteoro. Foi muito rápido, uma fração de segundos, tinha uma cor levemente amarelada; se eu tivesse piscado o olho naquele momento, eu teria perdido. Eu li por aí que a chuva de Delta Aquarídeos é lenta, com velocidade por volta de 40 km/h… Eu não acho que o meteoro que eu vi estava nessa velocidade, ele estava muito rápido, muito mesmo.

Depois, percebi um meteoro que passou na minha visão periférica; ele estava mais perto do horizonte, e caiu em uma direção bem diferente. Uns 10 minutos depois, percebi mais um, desta vez vindo do sul e se dirigindo para o norte. Eu fiquei impressionado com o comportamento desses objetos, achava que todos seguiriam uma mesma direção (afinal, vieram do mesmo astro – um cometa), mas cada meteoro segue uma direção diferente, é bem aleatório.

Mas a partir daí, minhas costas já começaram a ficar frias e minha garganta começou a irritar. Infelizmente, tive que interromper a sessão: o frio começou a pegar bem forte.

Foram 40 minutos de observação, e consegui ver 3 meteoros. Sabendo que a taxa horária zenital dessa chuva estava prevista para 30 meteoros por hora, talvez a minha sessão tivesse sido meio frustrante… Mas pensando bem, dadas as condições ruins (Lua, nuvens), a poluição luminosa da cidade, o frio, o horário que não era dos melhores, acredito que foi uma sessão ótima! Ter visto apenas 1 meteoro já teria valido a noite. Eu tive sorte de ter visto 3 em apenas 40 minutos! How cool is that?

Mas de qualquer modo, eu penso que é uma experiência legal para qualquer pessoa, de qualquer cultura, de qualquer idade… Olhar para o céu e ver um objeto especial e efêmero como um meteoro põe um sorriso em qualquer cara feia. Essa foi a minha primeira noite dedicada a isso, e espero que eu possa fazer mais vezes (principalmente quando chegar a primavera: não vai estar tão frio quanto o inverno, e nem tão nebuloso quanto o verão).

2 Respostas para “Primeira observação dedicada a meteoros

  1. Então cara, nessa semana tá tendo a chuva de Perseídeos, mas o meu horizonte norte aqui é muito alto, tem uma montanha que fica na frente de várias constelações, aí complica um pouco. Eu tenho mais sorte com o horizonte leste, que é bem limpo aqui. Gostei da ideia do relatório; assim que eu tiver boas condições de observação (e uma chuva, é claro), vou tentar fazer um!

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

