Como observar satélites artificiais

Posição da ISS à 01h20 (GMT -3) no dia 16/07/2012

Acredite se quiser, mas daqui da Terra é possível observar alguns satélites artificiais e outras coisas que estão bem acima da atmosfera. E é uma experiência muito excepcional.

Quando observados no local e na hora certa, tais objetos podem se apresentar muito brilhantes; eu chamo a atenção para a Estação Espacial Internacional (ISS), que nas melhores condições pode ter a mesma magnitude de Vênus! O mais curioso é que o momento de passagem de um satélite ou um objeto semelhante é extremamente especial, porque geralmente é em alta velocidade, durando apenas uns poucos minutos. Imagine ver um objeto com o mesmo brilho de Vênus cortando o céu de oeste a leste: sim, é esta a visão que você pode ter.

“Tá, cara pálida, como vou saber o exato momento e local para observar essas coisas?” você me pergunta. E eu te respondo: consulte o site Heavens-Above. Eu já o citei em um post anterior, e eu sei que o fato de ele estar em inglês e usar linguagem técnica pode dificultar bastante as coisas, mas não se preocupe, pois eu te ensinarei como proceder.

Primeiro, tenha em mãos as coordenadas do local em que você se encontra; quanto mais preciso, melhor. Eu recomendo que consulte o Google Earth. Segundo, entre no site e clique no link edit manually. Ele vai pedir para que digite suas coordenadas na forma decimal (não pode ser em graus/minutos/segundos) e com sinal negativo para denotar latitude sul e longitude oeste (norte e leste são positivos). Para encontrar suas coordenadas na forma decimal usando o Google Earth, vá em Ferramentas > Opções, na aba Visualização em 3D, e no item Mostrar lat/long, escolha graus decimais. O site também pedirá sua altitude; eu não sei se isso faz diferença, mas pode usar a altitude que está no Google Earth. No item Time Zone, escolha o seu fuso horário; o horário de Brasília é o GMT -3. Clique em submit, e agora o Heavens-Above mostrará somente os eventos que você poderá observar.

O site tem várias coisas pra você explorar. A que eu mais gosto é a seção de Satélites, onde você poderá ver os horários de observação da ISS, do telescópio Hubble (HST), de outros satélites e também os Iridium Flares. Você pode filtrar os objetos para aqueles abaixo das magnitude 3,5, 4,0 ou 4,5. Pra quem tem um telescópio bem poderoso, a seção de Astronomia também pode ser interessante, pois contém informação de cometas, asteróides e planetas-anões.

Se você clicar em algum item pra ver os dias e horários de observação, vai encontrar uma lista mais ou menos assim:

A primeira coluna é o nome do satélite; a segunda é a magnitude (brilho) do objeto (quanto menor, mais fácil é de observar; magnitude negativas significam um objeto muito brilhante); a terceira é a hora (time) e a posição no céu (altitude é a altura em graus com relação ao horizonte; azimute é a direção) no momento em que se torna visível; a quarta coluna é o momento em que o objeto atinge a posição mais alta no céu; e a quinta é o momento onde o objeto desaparece no céu. Se você clicar no nome do objeto, o site vai gerar um mapa celeste com o trajeto no céu.

O objeto mais brilhante que vi foi a ISS, com magnitude abaixo de -3, e o menos brilhante foi o Telescópio Espacial Hubble, com magnitude próxima de 4,0 (esse foi meio difícil de enxergar, porque aqui tem poluição luminosa significativa), todos a olho nu, porque observar com telescópio é impossível, dada a velocidade dos objetos. Acredito que com um binóculo a experiência pode ser muito melhor; infelizmente ainda não tenho um.

Com as informações da passagem em mãos, é só encontrar um local escuro, em uma noite de céu limpo, e no horário exato que foi informado pelo Heavens-Above você verá o objeto cortando o céu. Tenha uma boa observação!

Anúncios

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s