Astrofotos da semana (1º a 7/07)

Júpiter e Vênus sobre a cidade de São Paulo, por Ednilson Oliveira

Fotografia tirada pelo brasileiro Ednilson Oliveira, postada pelo site Universe Today, feita ao amanhecer na cidade de São Paulo, provando que é possível obter astrofotos de boa qualidade mesmo em locais com altíssima poluição luminosa. O ponto mais brilhante é Vênus, e o segundo mais brilhante é Júpiter. Nesta imagem também é possível identificar o algomerado Plêiades e, com um pouco de esforço, as constelações de Touro e Órion. Fantástico!

Herbig-Haro 110, por NASA/ESA Hubble Space Telescope

Herbig-Haro 110 é uma estrela recém-nascida que ejeta gases quentes na forma de gêiser. É por causa da alta temperatura que o gás brilha. Nesta foto também é possível observar várias galáxias (objetos mais “desfocados”) e outras estrelas (objetos com brilho mais intenso).

Nebulosa da Chama, por NASA WIDE

Esta astrofoto foi tirada pelo Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), da NASA. A Nebulosa da Chama é parte do complexo de Órion, uma região de intensa formação de estrelas. A imagem foi capturada em infravermelho e então tratada artificialmente com cores, de modo que pudéssemos observar as estruturas que não são visíveis na região do espectro que o nosso olho enxerga.

Tétis, uma das luas de Saturno, por NASA

Astrofoto tirada pela sonda Cassini, da NASA, mostra uma enorme cratera chamada Odisseu, em Tétis. Acredita-se que esta lua seja composta basicamente de gelo.

Flare ejetado pelo Sol no dia 6 de julho, por NASA SDO

O Sol, que se encontra em um período extremamente ativo de seu ciclo de atividade, fez uma ejeção de massa coronal (flare) no dia 6 de julho, e esta foto tirada pela NASA retrata o evento em diferentes comprimentos de onda de observação.

E a melhor astrofoto da semana fica para o fim:

Via Láctea fotografada em Wellington, Austrália, por Russ Brown

Russ Brown fotografou a Via Láctea utilizando lentes de 14 mm em ISO 3200, com uma exposição de apenas 30 segundos. Ah, como eu invejo pessoas que moram em locais de céu escuro, com pouca poluição luminosa… olhar para cima durante a noite é um espetáculo.

Anúncios

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s