É um pequeno passo para um homem

Alfa Centauri (no centro), o sistema estelar mais próximo do nosso. Fonte: TheSkyX

Seja bem-vindo ao blog Alfa do Centauro!

Pegue uma porção da sua bebida favorita, abunde-se na cadeira e aprecie a beleza do céu… em português! Pois é, a maioria dos bons sites de Astronomia e Astrofísica são em inglês ou com termos extremamente técnicos e lógicas complicadas. Apesar de eu sempre querer forçar as pessoas a aprender a língua inglesa (por uma questão de facilidade de comunicação), decidi abrir este blog para fazer minha contribuição na divulgação de uma das ciências que mais desperta a curiosidade e o fascínio dos humanos, e tudo em uma linguagem que até aquele filho ranhento da sua vizinha pode entender.

Um dos grandes problemas da divulgação científica é que o verdadeiro suprassumo, aquela parte mais legal e mais curiosa, muitas vezes fica confinada no submundo das revistas científicas internacionais. Aliás,  esse é um aspecto que me dá um certo desconforto: uma boa parte das revistas científicas cobra taxas (muitas vezes absurdas) para que uma pessoa tenha acesso a artigos! Mas esse é um assunto para outro post.

O que eu quero deixar claro aqui é que, graças ao fato de eu pertencer a uma universidade, tenho acesso gratuito a revistas científicas, então posso fazer o trabalho duro de extrair o suprassumo e entregar para você que apenas quer matar sua curiosidade, sem precisar gastar quantidades proibitivas de dinheiro e tempo.

Também quero abrir um canal para que você curioso faça perguntas; eu irei pesquisar as respostas nas melhores fontes e provavelmente escreverei um post sobre o assunto. Isso é uma coisa que eu tenho muita vontade de fazer, porque… todo mundo sempre pergunta muito sobre Astronomia! Hoje mesmo os amigos de um amigo meu me perguntaram se “é verdade que só dá pra ver o centro da Via Láctea do nosso hemisfério?”. Sério mesmo, sempre que eu digo para alguém que sou um aspirante a astrônomo, vem aquela chuva de perguntas, uma mais capciosa que a outra, e não obstante me encontro dizendo o fabuloso “não sei”. Mas não se preocupe, porque no computador estou munido da poderosa internet (não, eu não tenho um smartphone), e posso consultar meus oráculos astronômicos para sanar sua curiosidade.

E aí, já pegou a sua bebida favorita?

Fique à vontade para comentar, aqui não há certo ou errado, nem censura de ideias. Mas, por favor, seja claro e, acima de tudo, use pontuação. Comentários ininteligíveis ou ofensivos não serão publicados.

